[RESENHA] O Teorema Katherine - John Green


Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano de Lançamento: 2013
ISBN: 9788580573152


Colin é um garoto prodígio. Prodígio, não gênio, prestem bem atenção, ele esclarece isso durante o livro e não gosta de confusões a respeito.
Com dificuldade de fazer amigos desde sempre, o único amigo de Colin, é Hassan. Que só é seu amigo, pois mostra a Colin o que ele deve ou não dizer na frente das pessoas para que elas não o achem um idiota.

"Aquele sorriso seria capaz de por fim a guerras e curar o câncer."

A estória começa a partir do último término de namoro de Colin com Katherine. Katherine 19. Katherine XIX. K-19. Como você preferir. Hassan percebe que Colin ficou realmente péssimo desta vez (após precisar usar o banheiro todo vomitado de Colin) e o convence a ir viajar de carro. Sem rumo, sem datas e sem horários.

"A chave (do carro) aparece quando você faz as pazes com o ônibus; as Katherines aparecem quando você começa a acreditar que não há mais nenhuma Katherine no mundo."

Quando eles estão em Lugar Nenhum, Tennessee, conhecem Lindsey Lee Wells, leitora da Celebrity Living, paramédica em treinamento e guia turística de visita ao túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando.
Após pagarem 11 dólares cada um para poderem visitar o túmulo, Lindsey começa seu trabalho como guia, que se estende para paramédica depois que Colin cai.

"- Pra início de conversa, aquela fábrica tem um plano de pensão bom demais da conta. Tô aposentada há trinta anos e a Hollis Wells ainda paga minhas fraldas. É isso mesmo, eu uso fralda! Eu me mijo toda quando rio - ela disse toda alegrinha e, em seguida, riu de se acabar, o que foi preocupante."

A estória começa a se desenvolver mais quando Hassan e Colin, são convidados para morar com Lindsey e sua mãe, Hollis.
Hollis é dona da fábrica local e vai pagar os meninos por alguns trabalhos que eles farão. 500 dólares por semana. O que leva Hassan a crer que ele será rico e não precisará fazer nada da vida, muito menos ir para a faculdade.

"Agora foi a minha ficha que caiu: se eu de alguma forma a tivesse de volta, ela não encheria o buraco que a perda dela deixou."

"Vivendo" com elas, Colin e Hassan conhecem alguns amigos de Lindsey como Katrina e OCC (O Outro Colin), também conhecido como namorado de Lindsey.

"A Oitava não era tão doce assim, e eu deveria ter previsto isso, já que um dos anagramas para o nome Katherine Barker é Heart Breaker, Inc."

A estória não se desenvolve apenas na questão de Colin ser um prodígio - e não um gênio - e na viagem. Muita coisa além disso é abordada. A questão de Colin ser um saco com isso, de Hassan também precisar da atenção do amigo, namoros, amizades, o emprego dos meninos e até mesmo algumas questões sobre a empresa da mãe de Lindsey.

"Só que aí, agora, eu me pego preferindo me lembrar dela como uma pessoa boa om a qual passei bons momentos, até que nós, os dois, nos colocamos numa situação inerradicavelmente complicada. E a moral da história é que não é a gente que lembra o que aconteceu. É o que a gente lembra que se transforma no que aconteceu."

Estava louca por esse livro! A ideia que a sinopse havia me passado me deixou curiosa a respeito de como o autor iria desenvolver a ideia e como a tradução dos anagramas foi feita. E foi muito bem feita, devo dizer.
A ideia foi boa, a estória foi boa. E agora eu finalmente consigo entender quando dizem: John Green é um autor muito bom! Além dele ter tido esse ideia (achei diferente para um livro), ele conseguiu desenvolvê-la bem, não é o melhor livro do mundo, mas te prende até o final de uma maneira incrível. Mas acho que eu esperava outra coisa do livro. Não sei. De verdade, só sei que até hoje, foi o livro que eu mais separei quotes!

"Ele se pegou pensando que, talvez, as histórias não apenas façam com que tenhamos importância um para o outro - talvez elas sejam também o único passaporte para a importância infinita que ele vinha perseguindo há um tempo. [...] Há um lugar no cérebro para se saber o que não pode ser lembrado." 

4/5

18 comentários :

  1. Não me interessou a história...:(
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro e só li o final da sua resenha.
    Bom, estou com grandes expectativas quanto ao livro, já que eu adorei A Culpa é das Estrelas e quero muito o outro livro do autor, Quem é você, Alasca?

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro desse autor, mas pretendo... esse livro parece ser muito bom é melhor que "A culpa é das estrelas"? pra mim o ultimo quote foi o melhor :D

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Obrigada pela visita :)
      Não sei se é melhor do que A Culpa é das Estrelas, já que eu não li esse, mas acho que é menos triste, haha.
      Beijão!

      Excluir
  4. Olá!!

    Este livro não me cativou muito pelas resenhas que li... sei lá, me pareceu com um certo toque de auto ajuda, hahahahaha... Bom, de repente leia... mas tenho vários outros na frente. :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Quantos quotes! :O
    Realmente, parece que o John Green conseguiu desenvolver muito bem o tema. To bem curiosa para ler esse livro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro semana passa e é uma das minhas próximas leituras com certeza!! É John Green, tô muito ansiosa!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aah! Quero muito ler esse! Está na lista dos próximos!! *-*
    Beijos!
    overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esses quotes só me deixaram mais curiosa ainda para ler o livro. ):
    A culpa é das estrelas é um dos meus livros favoritos e acho o John um ótimo escritor, quero muito ler esse livro.
    Adorei a resenha.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  9. Estou doida de vontade de ler esse livro, só ouço coisas boas sobre ele. Adorei a resenha.

    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com vontade de ler esse livro, mas estou um pouco receosa, não sei se irei gostar. Por enquanto, vou adiar. Um beijo ;*

    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar bastante desse livro, porém ainda não li, parece ser interessante, é muito bem falado...

    Seguindo aqui...
    Participe do nosso sorteio ;)
    Diamante Negro

    ResponderExcluir
  12. Já não é a primeira resenha super positiva que eu vejo desse livro, sério. Preciso muito ler rs. Também achei super diferente a ideia da trama, o que me agradou bastante.

    Beijos.

    http://espacinhodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Uau, a cada dia que se passa só tenho a certeza que sou a única que ainda não leu um livro do John Green. Preciso. Necessito! T_T


    Beijos, Arih
    (http://eppifania.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece muito bom, eu leria.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ameei o blog, e quero muito ler esse livro, agora mais ainda rs, asdorei a resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha!
    Esse foi o primeiro livro que li do autor. Hoje eu terminei de ler outro livro dele, A Culpa é das Estrelas, e posso dizer que consegui gostar mais de O Teorema Katherine: me fez rir, gostei dos personagens...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Desde A Culpa é das Estrelas, quero ler mais livros de John, e pela sua resenha me interessei por muito por esse livro.
    Adorei sua resenha e seu blog, beijos
    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos