Desabafo e indignação

Sei que não é o tipo de postagem que vocês querem ver por aqui, não é o "tema" principal do blog, mas infelizmente tenho que me manifestar a respeito da tragédia que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Tentei ficar longe das notícias, não ler a respeito, não ver reportagens para tentar não ser atingida, pois sabia  que se eu visse alguma foto do ocorrido, não conseguiria desligar minha mente disso. Mas hoje de manhã, depois de assistir o programa da Fátima Bernardes (sem propagandas, ok?), fui obrigada a pensar, em como minha futura profissão é de risco.

Não, não quero ser médica, nem enfermeira, nem bombeira, mas sim arquiteta. Mostraram no programa a planta do local e até quem não é profissional, saberia que não é adequado para o que fizeram. Não é adequado para qualquer situação, aliás. Não apenas shows pirotécnicos, mas qualquer acidente pode acontecer, inclusive brigas, que são comuns em locais assim. Ter apenas uma porta? Janelas que foram vedadas por questões estéticas? Até quando o povo brasileiro vai continuar achando que a estética é mais importante que a segurança? Essas janelas que não tinham no local (pelo menos não que eu saiba, sinto muito se eu estiver errada, realmente não procurei me aprofundar no assunto), poderiam ter salvo a vida de muitos desses jovens, talvez não todos, mas com certeza ajudariam muitos, tanto para o controle da fumaça, quanto para fuga.

Mas essa não é a questão. Não vou apelar para um conhecimento técnico que nem todos tem e nem querem ter e sim para o apelo público. Não é preciso ser arquiteto para ter noção de coisas básicas como estas. É questão de observar o local e não de apenas o frequentar pois brigou com os pais, com o namorado, com os amigos. Você vai lá para se divertir, não para que algo ruim aconteça.

Então por favor, se na cidade de vocês isso ainda não foi providenciado, peçam para as autoridades investigarem locais assim. E se vocês viram algo que não acham certo, não fiquem calados, vocês podem ajudar a salvar vidas.

Você liga a televisão e está passando a respeito. Você abre suas redes sociais, e é só disso que falam.

Me desculpem se o motivo que me fez escrever isso pareça bobo, egoísta e mesquinho.

Hoje abri meu facebook e vi que uma colega havia compartilhado um texto de um namorado, que dizia que na noite anterior havia brigado com a garota e que ela decidiu ir para a tal boate com as amigas. Mas que ele sabia que na manhã seguinte, ela ia ligar para ele perguntando se ele ainda estava brabo com ela. Mas acontece que ela não vai ligar, ela morreu. Mais triste ainda, bombeiros ouvindo os celulares das vítimas tocando, e pegar um deles e ver 104 chamadas perdidas da mãe.

Espero que de alguma forma, essas famílias encontrem conforto.

Então, terminando isso, de uma forma que eu talvez não sei se é certa ou não, mas obrigada, mãe e pai, por sempre se preocuparem comigo, até quando é demais.

E agora, mais do que nunca: Meu amor, eu prometo nunca ir dormir sem nos entendermos, brigas irão sim acontecer, elas até ajudam no relacionamento, mas nunca, nunca mais, irei dormir sem te pedir desculpas, sem tentar concertar, a culpa sendo minha ou não. Obrigada pelo um ano e um mês de namoro que completamos hoje. Eu te amo.


3 comentários :

  1. Realmente, essa foi uma tragédia que abalou a todos. É impossível não ficar chocada em saber que das centenas de pessoas que morreram, a maioria eram adolescentes. Eu ainda não tenho idade suficiente para ir para boates e coisas do gênero (e na verdade, nem me interesso muito, mas enfim), mas o meu irmão vai direto para esse tipo de lugar aqui na minha cidade, e quando eu vi aquelas fotos de um monte de jovens mortos, eu fiquei pensando: "E se fosse meu irmão?" isso sim foi o que mais me desesperou.
    Realmente espero que todas as famílias que perderam alguém nessa fatídica noite possam encontrar algum conforto, mas eu também espero que as pessoas que puderam sair vivos de lá de dentro possam saber dar mais valor a vida, pois eles conseguiram uma segunda chance.

    Adorei a sua conclusão do post, realmente fofa *u*.

    Beeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também não queria me pronunciar sobre o assunto lá no blog, por que já tem tanta gente falando, chorando e sofrendo horrores com isso :( Mas eu acabei falando o que eu sentia em relação a isso também.
    Muito triste e muito chocante. Uma tragédia!

    Beijos :*
    livrosechadatarde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu achei horrivel essa tragedia
    o pio foi o pessoal cobrando o dinheiro da comanda enquanto tinha gente querendo sair pra nao morrer

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos